Retorno aos cultos presenciais

Atualizado: Jul 5


“Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.” (Romanos 12:4,5)


A diretoria eleita representa a membresia da igreja e busca tomar as melhores decisões. Todos nós estamos exaustos e cansados com a pandemia e saudosos dos nossos encontros presenciais. Recebemos o posicionamento de vários irmãos acerca da volta dos cultos presenciais e compactuamos desse desejo. 

Estamos trabalhando incessantemente para que possamos reabrir assim que possível e com a máxima segurança.


Cientes da importância dessa decisão e das diferentes visões que este contexto de crise suscita, a diretoria estabeleceu um comitê científico para auxiliar na reabertura e no relaxamento das incontestáveis e importantes medidas de preservação da saúde dos membros, com o máximo de rigor e critério.

Por isso, julgamos necessário o esclarecimento de alguns pontos:


1) Buscando dar continuidade aos trabalhos iniciados no ano passado, a diretoria atual assumiu em janeiro de 2021 e está atuando apenas há 6 meses, período curto em que estamos trabalhando para a reabertura da igreja. Além disso, o comitê científico atrelado à nova diretoria está atuando apenas há 2 meses. Sendo assim, gostaríamos da compreensão dos irmãos, pois o trabalho da diretoria é recente e do comitê é mais recente ainda.


2) As decisões do comitê são colegiadas, isto é, tomadas em consenso ou pela maioria. Entretanto, o presidente por força do estatuto pode decidir sobre essa questão.


3) O comitê científico NÃO TOMA DECISÕES. O comitê somente dá pareceres e elabora protocolos que são enviados à diretoria e a diretoria toma as decisões. O comitê não tem qualquer poder decisório acerca da reabertura ou não da igreja.


4) Estão em andamento dois protocolos de reabertura da igreja: a reabertura para a transmissão do culto e a reabertura para o culto presencial. A diretoria e o comitê científico respeitam as autoridades e, por isso, a reabertura deve ser feita de acordo com a lei. A título de exemplo: tivemos que comprar microfones novos, pois os microfones não podem ser partilhados; foram instalados distribuidores (dispensers) de álcool em gel para a higienização; temos que ter protocolo para a higienização dos equipamentos, bancos e instrumentos musicais após o culto, entre outras providências.


5) A partir dessa segunda-feira 21/06/2021, já teremos a reabertura de atividades presenciais de atendimento pastoral durante a semana! O primeiro passo para a reabertura já foi dado. Temos fé que muito em breve poderemos nos reencontrar novamente, nos cultos presenciais, pois, como já dissemos, todos nós estamos ansiosos por esse momento e trabalhando muito para que isto aconteça. 

Em dois meses de trabalho do comitê científico já conseguimos estar em condições e a Diretoria DECIDIU autorizar a reabertura para o atendimento pastoral.


6) Estamos abertos a sugestões, críticas e elogios. Quaisquer destes, entre outras coisas, por favor, fale com a diretoria, através do email presidencia@itacuruca.org.br. Pedimos que entrem em contato APENAS por este canal, pois é o canal com os membros da diretoria responsáveis por receber essas informações. O comitê científico e os outros membros da diretoria não têm competência para tanto.

Pedimos que orem por nós e nos auxiliem nesta nova etapa.


​Rio de Janeiro, 20/6/2021

Humberto Martuscello

Presidente